terça-feira, 11 de outubro de 2016

EU FALO DE... SIMPLESMENTE POESIA

SAIBAM MAIS DO LIVRO NESTE LINK

Regra geral, quando falamos com autores sobre os processos criativos e os conceitos de poesia ficamos com uma ideia mais ou menos clara daquilo que cada um escreve. Por isso, na hora de lermos os seus livros, já sabemos de antemão o que esperar, e normalmente, se nos surpreendemos, é pela negativa. Contudo, existem excepções à regra.

Serve o parágrafo anterior para vos apresentar um livro que me surpreendeu positivamente, não tanto pelo conteúdo mas mais pela discrepância entre o que li e as poucas conversas que tive (todas em ambientes tertulianos) com o autor.

Nos encontros de autores, escutarmos sempre aquelas velhas máximas: "Escrevo o que me vem da alma", "A minha poesia vem de dentro", "Escrevo o que sinto e vejo", "Escrevo sobre o que me rodeia". Diz-me a experiência, de muitos eventos literários, que quando alguém profere uma destas frases é como se dissesse: "Os poemas que escrevo são todos iguais e se lerem o primeiro, o da página vinte ou o da cem, vão ter as mesmas sensações". E autores desses temos aos milhares. Basta estar atento ao que se vai editando para perceber essa realidade.

Quando, no final de uma dessas tertúlias, Luís Sequeira Lopes me entregou o seu livro e pediu que escrevesse uma crítica, confesso, com a franqueza habitual, ter pensado que SIMPLESMENTE POESIA seria mais um daqueles livros, que tantas vezes me passam pelas mãos, com um conteúdo enfadonho e cuja leitura seria penosa. Com a mesma franqueza assumo o quanto estava enganado.

Para começar tenho de dizer que o título SIMPLESMENTE POESIA não poderia estar mais bem entregue. Este é de facto, e com toda a propriedade, um livro de poesia, do princípio ao fim. Com uma estruturação lógica e sólida, os poemas são-nos apresentados de forma honesta; equilibrados, coerentes e com uma riqueza vocabular cada vez mais rara. Cada poema respira por si só em cenários montados para cada um deles, ou como diz, e bem, a prefaciadora: "... dando origem à criação de dissemelhantes poemas". Para além disso, as temáticas jamais se atropelam (como tantas vezes acontece noutros livros), o que, salvo melhor opinião, lhe confere uma mais-valia importante.

Ao ler esta primeira obra, de Luís Sequeira Lopes, e tendo em conta as suas intervenções nas tertúlias, chego à conclusão que, através da leitura dos seus poemas, passei a conhecer mais e melhor o autor, porquanto, tal como disse anteriormente, existe uma tremenda discrepância entre os discursos nas tertúlias e os poemas deste livro. O mesmo é dizer: Luís Sequeira Lopes diz as mesmas frases comuns e as mesmas velhas máximas que a quase totalidade dos autores mas escreve como poucos.

Só consigo explicar esta discrepância afirmando que estamos perante alguém que apenas se liberta completamente quando tem a caneta na mão (ou em frente ao ecrã do computador) e que na presença de outros autores (nem todos mais experientes mas mais ousados) revela a sua faceta mais introvertida.

Quem escreve com a qualidade demonstrada neste SIMPLESMENTE POESIA tem, indubitavelmente, uma voz própria e não pode, nem deve, explicar a sua poesia e os conceitos que a regem com lugares comuns ou frases batidas. Quem traz à estampa um verdadeiro livro de poesia como este deve sentir-se mais seguro de si, na presença de outros autores, e lembrar-se que não é o volume da obra nem a extensão da mesma que faz um bom autor, é a qualidade. E essa não falta em SIMPLESMENTE POESIA.

MANU DIXIT


2 comentários:

  1. Obrigado poeta Emanuel Lomelino pelo teu comentário frontal e honesto. Nas tertúlias vou mais para ouvir e menos para falar... já agora aprecio bastante as tuas intervenções, no entanto, sinto-me mais à vontade a escrever e menos a intervir, deixando o "palco" para outros companheiros que vão recitar poemas próprios ou falar sobre os temas das tertúlias. Não sei se é defeito ou feitio, mas sinto-me realizado pelo facto de ter escrito e apresentado o meu livro aos meus amigos e aos meus alunos,... o resto o futuro o dirá, porque o mais importante é que foi Simplesmente Poesia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem escreve um livro como o SIMPLESMENTE POESIA não tem qualidades de seguidor mas sim de líder.

      Eliminar

Toca a falar disso