sábado, 29 de julho de 2017

EU FALO DE... LIVRO DO SONHO, DA SAUDADE E DA DESILUSÃO

Antes de qualquer outra consideração, direi que não foi sem surpresa que, em Maio, recebi uma mensagem privada da autora Goreti Dias a perguntar sobre as condições de participação no blogue TOCA A ESCREVER. Acompanho há alguns anos, tal como faço com muitos outros autores, a escrita desta autora no site Escritartes e sei do impacto que os seus poemas têm em muitas pessoas. Por isso, foi com agrado que encarei o interesse desta autora em ver o seu trabalho divulgado no meu blogue. E digo no meu blogue porque, aquando deste contacto, ainda não era pública a eminente parceria TOCA A ESCREVER/IN-FINITA e o respectivo alargamento das plataformas de divulgação que hoje, e cada dia mais, estão a consolidar-se.

Inteirada das condições, a autora manifestou interesse em ver dois dos seus livros serem divulgados. Um deles é este LIVRO DO SONHO, DA SAUDADE E DA DESILUSÃO, cuja divulgação decorrerá até Outubro.

Como disse, acompanho a escrita de Goreti Dias há algum tempo e, mesmo nunca tendo ocasião de ler os seus livros anteriores, sabia de antemão o cuidado que empresta aos textos que cria e, sabia também, estar na presença de alguém com método e disciplina muito específicos; o que pude atestar na conversa, via chat, que mantive com a autora.

Sei da sua predilecção pelas temáticas associadas ao amor e daí não estranhar este seu trabalho. No entanto, seria injusto não referir que, LIVRO DO SONHO, DA SAUDADE E DA DESILUSÃO, é mais que um livro de poesia, baseado nas vertentes do amor; é também uma construção lúcida, com princípio, meio e fim, com todos os elementos edificados de forma pensada, madura e, acima de tudo, trabalhada.

Este livro acaba por se transformar numa viagem, aos sentimentos de todos nós, que nos obriga a ponderar sobre cada uma das sensações com que nos deparamos, em questões amorosas, ao longo da vida. Mas, não se entenda o que acabei de expressar como sendo mais do mesmo, isto é, este livro aborda uma temática exaustivamente usada, no entanto, serve de prova que, por muito que já se tenha escrito sobre o amor e tudo o que lhe é inerente, há sempre algo a acrescentar, mais não seja, pela forma como se produz essa abordagem.

O discurso simples, que não simplista, empregue pela autora neste seu trabalho, acaba por marcar a diferença, pelo menos no que à sua produção criativa diz respeito e, não creio estar incorrecto nesta análise, demonstra que é possível escrever sobre amor sem recorrer aos lugares comuns nem aos populismos; tão em moda nos autores actuais.

Recomendo vivamente este LIVRO DO SONHO, DA SAUDADE E DA DESILUSÃO, de Goreti Dias. Boas leituras.

MANU DIXIT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Toca a falar disso